Rechercher
Fermer ce champ de recherche.
Rechercher
Fermer ce champ de recherche.

Como posso detetar um texto escrito por ChatGPT?

Table des matières

Recentemente, uma parte da população começou a duvidar de tudo. Porquê? Porque está a tornar-se complicado saber se o conteúdo foi ou não criado por IA. Geradores de imagens, geradores de vídeos, deepfakes, geradores de texto… A inteligência artificial está a revolucionar a forma como a Internet é criada e utilizada.

Na comunidade literária, o ChatGPT foi um enorme sucesso, atingindo mais de um milhão de utilizadores em apenas uma semana de lançamento. Uma vez passada a excitação inicial, muitas pessoas deram por si a perguntar como é que se sabe se um texto foi escrito pelo ChatGPT ou não.

Bem, sim, é possível. Pode usar várias ferramentas para gerar provas mensuráveis de que o texto que está a ver foi criado pelo ChatGPT. Nos próximos minutos, veremos em detalhes como a deteção de IA funciona e mostraremos três maneiras de analisar o texto para descobrir se ele foi escrito pelo ChatGPT.

O que é o ChatGPT?

A OpenAI, o grupo por detrás do DALL-E 2, desenvolveu o ChatGPT, um poderoso modelo de linguagem. Talvez já tenha ouvido falar dele no TikTok, no Twitter ou, mais recentemente, quando a ferramenta foi banida das escolas públicas de Nova Iorque.

O objetivo da ferramenta era associar a IA à comunicação conversacional (que ela domina na perfeição). Pode fazer-lhe qualquer pergunta que quiser (mas evite qualquer coisa ilegal) e ela dar-lhe-á uma resposta adequada. Alguns exemplos de perguntas:

  • Como é que eu sei o que quero fazer para viver?

 

  • Quais são os maiores defeitos do homem e o que pode ser feito a respeito deles?

 

  • Como foi a vida de Napoleão, o Primeiro (na forma de uma história)?

 

  • Se pudesses falar com Deus, que pergunta lhe farias primeiro?

Podes ir um pouco mais longe:

Como é que as ferramentas de inteligência artificial funcionam?

Todas as ferramentas de inteligência artificial funcionam com base numa tonelada de dados. Imagine ler milhares de milhões de artigos para ensinar um sistema a detetar padrões num texto (como saber que palavra vem depois de outra, sintaxe, etc.).

A IA é como ter um cérebro de computador capaz de pensar e aprender. Assim, as suas opções já não são limitadas. Digamos que quer ensinar o seu robô Joe a jogar um jogo como o das damas. Primeiro, mostrar-lhe-ia como mover as peças no tabuleiro antes de o deixar jogar contra outros programas de computador ou pessoas reais. Tal como se aprende coisas novas com a prática, o Joe começa a compreender cada vez melhor como jogar damas à medida que joga mais jogos.

Joe é “inteligente” em parte graças ao que se chama algoritmo. Este é um conjunto de directivas que dizem ao Joe como abordar o jogo e fazer escolhas. Por exemplo, o programa pode dizer a Joe para procurar padrões específicos no tabuleiro. Joe melhora ao seguir estas regras e ao tomar decisões inteligentes à medida que joga mais jogos.

O termo “Aprendizagem Automática” refere-se a um dos muitos tipos de algoritmos utilizados pela inteligência artificial. Os algoritmos de aprendizagem automática estão a fazer bluff. É o que permite ao Joe, o nosso amigo jogador de damas, progredir por si próprio, sem necessidade de instruções regulares. Para ajudar o Joe a aprender, os algoritmos utilizam o que se designa por “dados de treino”. Os dados de treino são uma vasta biblioteca de ilustrações que mostram ao Joe como são as jogadas de damas eficazes. A compreensão do Robby sobre como jogar damas melhora com a quantidade de dados de treino que ele tem.

Como é que um detetor de conteúdos ChatGPT funciona?

Professores, profissionais de recursos humanos e até mesmo estudantes têm tentado determinar se o ChatGPT é a fonte de parágrafos aleatórios de texto. O problema é que o ChatGPT não adiciona atualmente uma marca de água ao conteúdo que cria.

Mas como é que se pode verificar a autenticidade do conteúdo depois de ter sido gerado (por exemplo, um ensaio de 1500 palavras sobre a história da indústria têxtil)? As ferramentas de previsão de IA examinam a probabilidade de cada palavra aparecer como uma função das palavras que precedem a palavra a ser adivinhada.

A IA simplesmente reconhece e replica padrões pré-existentes de forma incrivelmente eficiente; não é realmente inteligente, ela prevê. 

Tente digitar “Olá, espero que esteja bem. Queria saber se _” no seu telemóvel. A ferramenta prevê a próxima palavra que vai escrever com base no texto à esquerda (neste caso, as palavras “Olá, espero que estejas bem. Queria saber se »).

A IA basear-se-á em todos os seus dados de treino para descobrir padrões na utilização de palavras em várias situações. Por exemplo, pode saber que a palavra “tu” se segue frequentemente a “se”. A probabilidade de cada palavra se tornar a próxima palavra prevista é então determinada pelo algoritmo utilizando o contexto à esquerda.

Neste caso, “tu” é a palavra que teria a maior probabilidade de vir à mente dado o contexto. Se fizer isto várias vezes ao longo de um parágrafo, verá que as palavras mudam ao ponto de as palavras seguintes serem previsíveis.

Dado que as pessoas são naturalmente muito mais inventivas e espontâneas no seu estilo de escrita do que os robots, quanto mais previsível for o conteúdo, mais provável é que tenha sido escrito por um robot.

Como é que eu detecto um texto escrito por ChatGPT?

Usar Originality AI

A IA da Originality foi concebida para ser utilizada em grande escala, como vimos anteriormente. Cole o seu conteúdo e a Originality encarregar-se-á da análise. Em seguida, vai ver uma percentagem que indica se o seu texto foi mais ou menos escrito pela IA. Na realidade, é impossível provar a 100% que um texto foi escrito pela IA. Por isso, lembre-se de efetuar testes adicionais em vez de confiar cegamente numa IA. Quanto mais textos analisar, mais exacta será a ferramenta na determinação das origens de um conteúdo.  

détecter chat gpt avec originality ai
Clique aqui para se inscrever no Originality Ai e obter 25 créditos gratuitos (deteção de cerca de 2000 palavras).

- Usar Content at Scale

O Content at Scale AI Detetor é uma ferramenta que detecta a escrita ChatGPT. No campo de entrada, cole o texto que deseja analisar e, em seguida, clique em “Verificar conteúdo de IA”. Dependendo do grau de previsibilidade e complexidade do texto, obterá resultados. Pedimos ao ChatGPT um parágrafo de exemplo, que inserimos imediatamente na ferramenta: 

 

Como se pode ver, este conteúdo foi provavelmente criado por ChatGPT. A escrita era provável, os padrões eram abundantes e o conteúdo era facilmente previsível. Além disso, cada linha que o Content at Scale acha que foi escrita pelo ChatGPT está destacada (texto laranja à direita). Nesse caso, era o conteúdo inteiro!

 

Résultat content at scale

Considere o Originality se você quiser verificar o conteúdo para IA e plágio. O Originality é muito melhor adaptado à deteção de IA para grandes volumes de texto, enquanto o Content At Scale foi projetado para avaliar conteúdo curto (e faz isso muito bem).

 

- Utilizar GLTR (menos eficaz)

Embora não seja treinado nos modelos de linguagem mais recentes (por isso não será tão preciso), também pode passar o seu texto para o GLTR. Trata-se de uma ferramenta gratuita que fornece um diagrama de “mapa de calor” que ilustra a previsibilidade. Aqui estão algumas informações de IA comparadas com um artigo académico autorizado. Quanto mais previsível for um termo, mais escuro ele é: 

détection IA GLTR

Existe alguma marca de água nos conteúdos do ChatGPT?

Ainda não, mas há rumores de que a OpenAI está a planear acrescentar algo em breve. Um código secreto, chamado token, exclusivo do modelo GPT-3, seria inserido em qualquer parte do texto gerado para adicionar uma marca de água. O token poderia ser uma palavra, um sinal de pontuação ou mesmo parte de uma palavra, e funcionaria como um elemento constituinte do texto. Ao incluir estes tokens no texto, o resultado pode ser utilizado para determinar se algo foi criado pelo modelo GPT-3, mantendo-se consistente e gramaticalmente correto. Este método é comparável à adição de uma marca de água a uma imagem digital; é invisível a olho nu, mas pode ser utilizado para determinar a origem da imagem.

Para isso, o texto é examinado quanto à presença de tokens especiais. Se forem detectados tokens, então o GPT-3 provavelmente gerou o texto. Ainda não se sabe se esta ferramenta terá uma interface pública. Professores e administradores académicos que necessitem de avaliar conteúdos para garantir a sua autenticidade poderão ter acesso exclusivo. 

 

O que podemos esperar a seguir?

Na verdade, não sabemos. O ChatGPT ainda é limitado em muitos aspectos, mas tem um impacto nas capacidades técnicas da nossa sociedade. Mas não entrem em pânico! Não vai destruir a escola ou o mundo do trabalho, mas vai inevitavelmente causar perturbações.

Nunca se esqueça de olhar para qualquer resultado em retrospetiva, porque nenhuma ferramenta pode afirmar com certeza se um texto foi escrito por IA ou não. Seja perspicaz. O único objetivo deste artigo é apresentar-lhe métodos; cabe-lhe a si desenvolver e encontrar os seus próprios métodos. 

Ne laissez pas l’IA vous dépasser.

Restez à jour sur l’intelligence artificielle.

Découvrez toutes les actualités et les meilleurs outils en avant-première.

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Jasper.ai

3/5
3/5

Titre 1

Découvrez toute la puissance d’un générateur de contenu IA qui fournit des résultats de qualité en quelques secondes.

En Savoir plus