Atualmente, a IA pode ser utilizada para ajudar a escrever artigos ou qualquer outro tipo de texto. A maioria dos redactores de IA compreende as suas instruções tal como os humanos. Pode pedir a um escritor de IA que « crie um esboço para um artigo de blogue sobre gatos », por exemplo. Obterá então um esboço completo para o seu próximo artigo.
Esses Assistentes de redação de AI podem ajudar a combater a « síndrome da página em branco » e acelerar os trabalhos de redação. Quando utilizados corretamente, pode aumentar a sua produção e eficiência enquanto se concentra na investigação ou noutro trabalho fundamental.
A forma mais fácil de começar a utilizar a IA é experimentar uma série de ferramentas de escrita. Leia artigos e guias como este. Irá descobrir casos de utilização úteis que podem facilitar o seu trabalho e ajudá-lo a poupar tempo e dinheiro.
Neste artigo, falaremos sobre ChatGPT, usando-o como um assistente de escrita de IA. Pode ser difícil escrever posts diários no blogue, mas com o ChatGPT ao seu lado, estará a produzir conteúdo num instante. A ansiedade da página em branco é uma coisa do passado, e vai voltar a ser produtivo. Prepare-se para ficar surpreendido com o poder da escrita assistida por ChatGPT.
Como é que escrevo uma publicação de blogue com o ChatGPT?
Em primeiro lugar, aceda ao ChatGPT clicando na imagem abaixo:
Passo 1: Utilizar o ChatGPT como fonte de inspiração
Não é invulgar não saber o que escrever quando se está a escrever um artigo. É aqui que a inteligência artificial pode ajudar. Pode pedir ao ChatGPT para sugerir temas ou subtemas de artigos. Aqui, por exemplo, usámos o ChatGPT para gerar ideias para temas relacionados com Jardinagem
Mas não se esqueça de se informar sobre os temas ! Evite escolher por acaso um tema demasiado competitivo e que nunca aparecerá nos resultados de pesquisa do Google.
Passo 2: Elaboração do esboço
Pode pedir ao ChatGPT para compor a estrutura do artigo da mesma forma que lhe pede para gerar ideias para o seu conteúdo. Por exemplo, vamos escolher um dos temas de artigo da etapa anterior e pedir ao ChatGPT para criar o esboço.
O próximo passo é pedir ao ChatGPT para escrever cada ponto do seu esboço. Nesta abordagem, poderia criar uma publicação de blogue inteira usando apenas inteligência artificial. Neste caso, não o fizemos deliberadamente. Explicaremos porquê mais à frente neste artigo.
Passo 3: Reformular o conteúdo
É claro que o ChatGPT não pode realmente melhorar a sua mensagem se ela for confusa.
Certifique-se de que o texto contém todas as informações necessárias para utilizar a ferramenta de forma eficaz para reformular o seu texto. A ferramenta não consegue ler a sua mente!
Passo 4: Escrever descrições meta e títulos
Certifique-se de que o meta-title e a descrição do seu artigo são atractivos. Se o fizer, os utilizadores da Internet estarão mais inclinados a clicar no seu conteúdo nos resultados da pesquisa.
Pense no título e na meta descrição como uma pequena publicidade para o seu artigo. Fazem com que o seu artigo se destaque das outras páginas de resultados dos motores de busca. Encontrar um título ou uma meta descrição concisa mas atractiva pode por vezes ser difícil. É aqui que o ChatGPT pode trabalhar a seu favor. Basta pedir-lhe para criar uma meta-descrição e um título para o seu artigo.
Para começar, pedir um grande número de exemplos. Evite também conformar-se servilmente com os termos que a IA lhe dá. Se necessário, faça ajustamentos e alterações. Verifique também se a meta-informação é suficientemente breve para caber na caixa de resultados da pesquisa. A meta descrição do exemplo acima é demasiado longa.
Passo 5: Aperfeiçoar o trabalho
Está quase terminado! Agora que tem a estrutura e o conteúdo do seu artigo, tudo o que resta é fazer alguma edição. Releia o seu artigo em voz alta e melhore a sua fluidez. O artigo deve ser atraente e agradável de ler. Acima de tudo, deve responder às perguntas do leitor.
Outras dicas para criar um artigo com o ChatGPT
1. Escolha um tópico interessante: Escolha um tópico que atraia o seu público-alvo e seja relevante para ele. Mantenha-o interessante. Mesmo que não esteja a escrever um guião com o ChatGPT, o seu tópico deve ser intrigante.
2. Pesquise e reúna dados: Reúna factos e números relevantes para apoiar as suas afirmações.
3. Esboçar o seu artigo: Para manter a sua escrita organizada e focada, crie um esboço para o seu artigo.
4. Crie um título convincente: O título é o que as pessoas vão ver primeiro, por isso, certifique-se de que é excelente e atrai as pessoas a clicar nele.
5. Seja breve: Os blog posts devem ser breves e fáceis de ler. Utilize subtítulos e parágrafos mais pequenos para facilitar a leitura.
6. Adicione fotos e vídeos relevantes à sua postagem para clarear o texto e aumentar o envolvimento. Pode criar arte original para o seu blogue utilizando AI image generators.
7. Escreva num estilo atrativo: Escreva num estilo interessante e coloquial. Evite utilizar uma terminologia demasiado formal ou técnica.
8. Conclua convidando os leitores a agir, deixando um comentário ou partilhando o seu conteúdo nas redes sociais.
9. Ler e editar: antes de publicar o seu conteúdo, certifique-se de que o lê novamente e o edita. Certifique-se de que a sua mensagem é compreensível e verifique se não contém erros de linguagem ou ortográficos.
10. Promova o seu artigo: Ppartilhe-o nas redes sociais e noutros sítios Web para que mais pessoas o vejam.
Problemas associados à escrita assistida por ChatGPT
Tendo aprendido a aplicar o ChatGPT ao copywriting, vamos falar das suas desvantagens. Um dos principais inconvenientes da IA é o facto de não poder (ainda) raciocinar. Por isso, não pode fazer investigação original.
É necessário acrescentar valor à experiência de leitura dos leitores se quiser que o seu conteúdo tenha uma boa classificação nos motores de busca. Não irá satisfazer os seus leitores se não oferecer algo novo. Por outras palavras, os seus artigos não serão classificados pelos motores de busca.
Dividimos os problemas com a escrita de artigos usando o ChatGPT em várias categorias. Vamos dar uma olhadela mais atenta.
- ChatGPT não consegue pensar (ainda)
As ferramentas de escrita artificial não são máquinas pensantes. A IA não é mais do que uma fórmula matemática que aceita entradas e produz saídas. É certo que é uma função muito complexa com milhões de linhas de código, mas está longe de ser tão inteligente como um ser humano.
O algoritmo de IA prevê os melhores resultados com base nos seus dados. De certa forma, se a solução estiver correcta, trata-se de uma coincidência estatística. No entanto, como a IA foi treinada em inúmeros triliões de páginas escritas por humanos, « conhece » a maioria das respostas a perguntas fundamentais. Consequentemente, o acesso da IA à informação poderá ser muito mais rápido do que uma pesquisa no Google.
- ChatGPT comete erros
ChatGPT é falível. Infelizmente, fá-lo de forma indetetável e convincente. Nada garante que os dados sejam exactos ou mesmo quase exactos. A probabilidade de a IA cometer erros aumenta com a quantidade de informação disponível sobre um assunto.
A IA foi condicionada para parecer convincente, para pior. Pode fazer afirmações falsas, mas estas são difíceis de detetar, a menos que se esteja bem informado sobre o assunto.
- ChatGPT não tem experiência humana
Este dilema e o problema da « IA não consegue pensar (ainda) » estão intimamente relacionados. A IA não é mais do que um simples modelo matemático comparado com a inteligência humana. Não tem conhecimentos prévios. Em vez disso, é ensinada a antecipar resultados a partir dos dados que recebe.
Por exemplo, se pedirmos à IA para resumir o que foi dito um milhão de vezes online numa análise do Jasper AI, ela fá-lo muito bem. Mas como não utilizou a ferramenta e nem sequer sabe do que se trata, não pode acrescentar uma nova perspetiva ao artigo.
Quando se está a escrever com IA, esse é o problema fundamental. A parte que requer investigação e experiência tem de ser completada por si. Não há dúvida de que a IA pode ajudá-lo a aperfeiçoar, resumir ou melhorar as experiências que partilha com ela. No entanto, a utilização da IA não lhe permitirá dar contributos originais.
- A IA pode plagiar
Mesmo que a IA crie algo original, pode não o fazer. Pode apenas copiar e colar texto se ler o seu significado incorretamente, em vez de criar novos conteúdos. Não quer escrever artigos plagiando o trabalho de outra pessoa, pelo que este é um problema grave.
Verifique se o conteúdo escrito por IA não é plagiado antes de o publicar. Obviamente, não existe um método infalível para o fazer, mas software gratuito como Grammarly pode fornecer resultados extremamente fiáveis.
A última palavra
A inteligência artificial está a caminho e está a chegar rapidamente. Atualmente, pode criar rapidamente textos que se assemelham à escrita humana graças aos recentes avanços no processamento da linguagem natural. Estas ferramentas de IA têm inúmeras aplicações e estão cada vez melhores.
Graças à IA, já pode automatizar alguns dos seus processos de escrita e de criação de conteúdos. Pode ser utilizada para gerar ideias para tópicos e esboços de publicações de blogues, bem como para reformular determinadas secções.
Lembre-se apenas de utilizar a IA de forma responsável. A IA não tem experiência humana e não pode inventar nada de novo. Apenas pode resumir o que descobriu em linha.